Recadinho!

Bem-Vindos ao blog "Sonhar Acordado"... Não te esqueças de deixar um comentário que faz uma blogueira feliz!
A tua opinião é importante para nós!

segunda-feira, 19 de julho de 2010

Morro dos Ventos Uivantes - Emile Bronte


O morro dos ventos uivantes é uma história selvagem com personagens com personalidades terríveis. Cathy é uma rapariga selvagem e apaixonada mas ao tornar-se mulher uma nova ambição nasce: tornar-se numa grande dama e usufruir do dinheiro.
Por outro lado temos Heahtcliff que é muito mais vilão do que heroi! Em toda a história é descrito como demónio, sendo a personificação do mal num corpo humano.




Heathcliff seria provavelmente filho de ciganos... foi encontrado pelo pai de Cathy e Hindley na rua que o trouxe para o seio da sua família. Desperta as inimizadas de Hindley enciumado pela atenção que o jovem cigano recebe do pai. Contudo, Cathy e Heahtcliff crescem dando vazão ás suas almas livres.



Cathy é uma jovem egoísta, ambiciosa, temperamental, apaixonada e selvagem. Ama Heathcliff com todo o seu coração e sente-se mal com o maltrato que o companheiro sofre.



Heathcliff é um jovem cruel, maldoso e muito vingativo. A única qualidade favorável é o amor que o une a Cathy. Por ela faria qualquer coisa e jamais pensa em fazer-lhe mal.
A relação entre ambos é muito intensa numa mistura entre ódios e amor.

Eu amo estas partes do livro... Tenho mais algumas favoritas mas são demasiados extensas para colocar todas. Acho que este é de longe um dos meus livros favoritos, senão o favorito!


"Os meus grandes desgostos neste mundo foram os desgostos de Heathcliff, e eu acompanhei e senti cada um deles desde o início; é ele que me mantém viva. Se tudo o mais perecesse e ele ficasse, eu continuaria, mesmo assim, a existir; e, se tudo o mais ficasse e ele fosse aniquilado, o universo tornar-se-ia para mim numa vastidão desconhecida, a que eu não teria a sensação de pertencer. O meu amor pelo Linton é como a folhagem dos bosques: transformar-se-á com o tempo, sei-o bem, como as árvores se transformam com o Inverno. Mas o meu por Heathcliff é como as peneidas que nos sustentam: podem não ser um deleite para os olhos, mas são imprescindíveis. Nelly, eu sou o Heathcliff. Ele está sempre, sempre, no meu pensamento. Não por prazer, tal como eu não sou um prazer a mim própria, mas como parte de mim mesma, como eu própria."

"-Não é fácil perdoar-te, olhar para esses olhos e agarrar essas mãos mirradas respondeu ele. Beija-me e não me deixes ver os teus olhos! Perdoo-te o mal que me fizeste. Eu amo a minha assassina. Mas... e á tua, como poderei perdoa-lhe?.

Quedaram-se os dois em silêncio, com as faces encostadas, lavadas pelas mesmas lágrimas. Creio que choravam ambos, pois Heathcliff só em ocasiões como esta choraria."



"-Catherina Earnsham, enquanto eu viver não descansarás em paz! Disseste que te matei. Pois então assombra-me a existência! Os assinados costumam assombrar a vida dos seus assassinos, e eu tenho a certeza que os espíritos andam pela terra. Toma a forma que quiseres, mas vem para junto de mim e enlouquece-me! Não me deixes só, neste abismo onde não te encontro! Oh! Meu Deus! É indescritível a dor que sinto! Como posso viver sem a minha vida?! Como posso eu viver sem a minha alma?

Bateu com a cabeça contra o tronco nodoso e, levantando os olhos, bramiu, não como um ser humano, mas como um animal selvagem aguilhoado de morte por lanças e facas."
P.s: Para além do livro, podes também assistir aos três filmes sobre "O Morro dos Ventos Uivantes" no youtube (p.ex). Desfruta!

2 comentários:

Agradecemos o teu comentário que nos faz muito feliz!

Comenta e ajuda-nos a sonhar =)